Os Limites do Humor. (Existem?)


Semana passada o pessoal do canal Porta dos fundos, do Youtube, postou um vídeo: Especial de Natal, contando a história do nascimento e da crucificação de Jesus, tornando isso uma piada, e claro que isso virou polemica muitas pessoas acharam uma falta de respeito, afinal, com a fé não se brinca! 

A pergunta que fica é: O Humor hoje em dia está passando dos limites? O que fica parecendo é que vale de tudo para conseguir audiência ou fazer as pessoas rirem, e um canal como o porta dos fundos que tem muito mais de um milhão de inscritos, muitas vezes exagera nos vídeos. 

Hoje em dia se fala muito no humor negro. Um humor que não respeita nada nem ninguém, e o que importa e fazer rir. Mas será que humilhar ou desrespeitar é engraçado?

Mas isso sempre existiu, engana-se quem pensa que isso é de agora. Lembra das piadas de português, de goiano entre outras. É engraçado!? Mas será que o alvo da piada gosta?


Vamos rir, mas vamos respeitar! Não precisa exagerar para fazer alguém ri. Lembra do Chaves? Não apelava e até hoje muita gente ri. Humor sem apelação.

Por Jose Carlos Junior





0 comentários :

Feliz 2014!!!!

A Equipe Atitude  agradece a todos que este ano acompanharam as matérias postadas e a todos que visitaram o blog, muito obrigado!

Desejamos a todos Paz, Saúde, Prosperidade e que em 2014 possamos estar juntos novamente.

Feliz 2014 a todos!!!

0 comentários :

Caças Suecos – Gripen NG

Após uma espera que se arrasta desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, a presidente Dilma Rousseff decidiu pelo Caças Suecos. Uma decisão um tanto quanto política, apesar do Gripen NG ter o menor custo, ele também é o mais inferior dentre os três concorrente e pior, é um protótipo, ou seja, ainda está em fase de produção, sem nenhuma experiência em combate, coisa que os outros dois modelos tem.
Apesar de muitos dizerem que esta escolha foi uma resposta ao E.U.A. em relação às ações de espionagens feitas contra autoridades brasileiras, me parece erronia esta afirmação, visto que o caça sueco precisa de sistemas fabricados nos E.U.A.

Em nota a Dassault lamentou a escolha:

"Lamentamos que a escolha tenha sido pelo Gripen, aeronave que não pertence à mesma categoria do Rafale e que conta com muitos equipamentos de países terceiros, especialmente norte-americanos. O Gripen não é equivalente ao Rafale em termos de desempenho e, portanto, de preço. Esta lógica financeira não leva em conta nem a relação custo-benefício favorável ao Rafale, nem o nível da tecnologia oferecida pelo consórcio francês.”

A Boing, que concorria com o F-18 Super Hornet, em nota oficial classificou a decisão como decepcionante.

O fato é que com tantos componentes norte-americanos corremos o risco de termos nossos caças espionados pelas agências de inteligência deste país.


Abaixo pontos positivos e negativos:

Pontos Positivos
Pontos Negativos
Caça múltiplo – atava alvos na terra, ar e no mar
Ainda está em fase de produção, é um protótipo
Menor que os concorrentes
Sem experiência de combate: ao contrário dos concorrentes F-18 e Rafale, que foram usados em guerras por EUA e França, o Gripen foi comprado por países sem histórico bélico
Fabricado de forma conjunta e com transferência de tecnologia
Precisa de sistemas fabricados nos EUA e em outros países (África do Sul, Israel, Europa)
Computador de bordo simples e permite armas de outros países
Possui apenas uma turbina e capacidade de carga de armas menor
Custo de produção e de manutenção inferior às dos concorrentes. (Hora de voo custa U$$ 4mil; o do F-18, da Boing, é mais que o dobro
Tecnologias de sistemas e sensores militares inferiores à dos concorrentes

Reuber L. Silva
reuber.atitudenoar@gmail.com

0 comentários :

Virus Rouba Dados do Windows e Exige Pagamento

A empresa GFI Software anunciou que o vírus Crypto Locker descoberto em outubro está se espalhando por computadores de todo o mundo e é considerado um dos mais perigosos para o Windows. O vírus também é conhecido “vírus do resgate”. Ele rouba dados e deixa os arquivos reféns até o pagamento de um valor e  todas as empresas têm sido afetadas.
 
O Crypto Locker se espalha por meio de e-mails de remetentes tais como bancos, correios, empresas famosas ou instituições de ensino. Como é de se esperar, os e-mails não pertencem a essas instituições e ao clicar no link o computador é infectado, então o vírus bloqueia todos os arquivos até que o resgate seja pago.

Você tem duas opções: recuperá-los caso tenha feito um backup recentemente ou pagar o
resgate, o problema é que, muitas vezes, os crackers iniciam uma série de chantagens e cobranças. Caso se recuse a pagar, o usuário ou empresário perde todos os dados sequestrados, após ter sido infectado você terá cerca de 100 horas para pagar a taxa, que varia de US$100 a US$700, para obter os arquivos descriptografados.
 
Se você quer proteger seus arquivos no mínimo, faça backups regulares e o mais importante: não baixe tudo o que você encontrar. Preste atenção em arquivos com terminação .exe, por exemplo, e que se propõem a ser arquivos de músicas ou fotos. Leia os links antes de clicar e verifique se as páginas abertas não são falsas, páginas que são semelhantes as reais de alguns sites podem ser criadas para roubar senhas.
 
Lembre-se esse vírus é enviado como imagens JPEG, PDF ou como arquivos do Microsoft Office e no momento os antivírus não o remove, por isso não abra tudo que te enviem desconfie, no caso de duvida delete o e-mail.

Por Henderson Matsuura Sanches
 
 
 
 

0 comentários :

12ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social - OID


Terminou hoje 13/12 a 12ª OID, organizado pela ASL - Associação do Software Livre e tendo o apoio do CNPQ, Governo Federal, Ministério das Comunicações, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, SERPRO, DATAPREV e outros.

Foram três dias de oficinas e palestras as quais podemos destacar:
  • Experiencias de Inclusão Digital Rural;
  • Tecnologias Sociais e Participação;
  • Direito a Comunicação;
  • Inclusão Digital - O Desafio num Estado sem Banda Larga de Internet;
  • Cinema Digital - Um Olhar Racial;
  • Oficina de Experiencia em Robótica Livre;
  • Software Livre na Inclusão Digital;
  • Ferramentas Livres para Educação
Teve presença de tribos indígenas e quilombolas no 12º OID contando sua experiencia na Inclusão Digital e no trabalho realizado em suas comunidades.

A chegada da Internet nessas comunidades mudou a forma delas se comunicarem e o uso da mesma no aprendizado já que foram realizados cursos a distancia utilizando o Moodle.

Não podemos deixar de mencionar que todas as oficinas e as palestras foram feitas em software livre assim como os Pontos de Culturas espalhados pelo país todos utilizam software livre e aplicativos livres em todo processo de aprendizagem nas comunidades em que trabalham.

Tivemos a premiação pela Secretaria-Geral da Presidência da República e organização da 12ª OID, pelo Desafio de Ideias para aplicativos do Participa.br o qual é uma ação que promove a abertura de canais de colaboração com a sociedade brasileira para a melhoria e a ampliação das possibilidades de participação do cidadão por meio da internet, todos eles ganharam um Smartphone e inscrição para o FISL 15 (Fórum Internacional de Software Livre), que ocorre em Porto Alegre -RS todos os anos.

Ontem foi confeccionada duas cartas para ser entregue para a Presidente Dilma, o qual foi lida para todos os presentes hoje 13/12 no encerramento que serão disponibilizadas no site do evento (http://oficinainclusaodigital.org.br/), para todos.

Brasília infelizmente teve apenas a participação do CRC de Samambaia (Centro de Recondicionamento de Computadores), presente apresentando seu trabalho, o Gama possui um CRC localizado no Setor Leste e um Ponto de Cultura localizado no Setor Oeste e não participaram nenhum dia, posso dizer que a Equipe Atitude representou o Gama e colaborou com varias sugestões na 12ª OID e uma delas que foi bem aceita a criação de uma representação da ASL no DF.

Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :

Espianagem pela Smart TVs da LG

Noticias de espionagem não param de sair na mídia ou na internet e agora e a vez das Smart TVs que capturaram as informações dos usuários.

Os profissionais de segurança descobriram e a LG confirmou, as Smart TVs deste fabricante está coletando informações e expondo os dados dos consumidores na internet, a empresa informou que está trabalhando na correção do Firmaware para corrigir este problema, as Smart TVs desse fabricante está expondo os seguintes dados: quais canais são assistidos, nome de arquivos de vídeos ou fotos que estão sendo exibidos, dispositivos conectados mesmo que a opção chamada "Coletar Informações de Assistir", esteja desativado.


Foi descoberta que a LG está espionando seus consumidores, porém não quer dizer que os demais fabricantes como a SAMSUNG, SONY, PHILIPS entre outros, também não estejam coletando informações de seus consumidores, pelo visto não temos como confiar 100% nos fabricantes pois a espionagem está se tornando frequente em nosso dia a dia, isso se tornara mais frequente com mais dispositivos conectados na internet, sem sabermos como foi desenvolvido o aplicativo pelo fabricante assim como os software e programas das empresas como Microsoft, Apple, que já sabemos que contem programas espiões em seus produtos, onde o presidente dos USA Barack Obama falou que não tem Iphone por questões de segurança (matéria veiculada pela Folha e pode ser lida aqui).

Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :

Marco Civil da Internet

Este texto é do Bruno Jose de Oliveira o qual solicitou para divulgar e após ler  o quanto é esclarecedor tendo em vista que o mesmo acompanha de perto o Projeto Marco Civil da Internet e como vocês iram ler foi realizado uma ótima pesquisa para que todos entendam o que é esse projeto, e o que pode acarretar para nos usuários. 

Muito material tem sido produzido em torno do debate do Marco Civil da internet, mas nesse segundo semestre do ano com as Denúncias de Edward Snowden o debate parece estabelecer novos parâmetros. Não que para os mais atentos a espionagem na rede seja novidade, de fato não é, mas a denúncia endossou o discurso daqueles setores ditos revoltosos e colocou novos elementos no campo do direito a liberdades fundamentais como a confidencialidade e o sigilo das informações trocadas por particulares. Até então o combate ao terror era o parâmetro que permitia que tudo e todos fossem vigiados e mesmo setores mais conservadores como as organizações Globo fizessem bazofia trazendo ao ar programas como Big Brother legitimando a postura invasiva de organismos de segurança americanos como CIA e NSA .

Você pode estar sendo filmado lemos nas lojas de departamento e até quitandas dando a falsa impressão de segurança e invertendo parâmetros onde a vida privada pode ser invadida desde que para o bem comum. Isso trazido para o campo da internet pode ser alarmante, considerando que desde a mais simples traição conjugal pode ser elemento de chantagem dependendo dos envolvidos, até padrões de comportamento humano que sendo avaliados em conjunto podem ser modelados e até restabelecidos. Isso feito tudo por corporações estrangeiras ligadas ao grande capital financista, sim esse mesmo que explodiu irresponsavelmente a economia planetária em 2008 e parece não ter se dado por rogado.

Bom mas tem mais, preços diferenciados para quantidade de Kilobytes que você pode e quer consumir, nicho de informações que tais preços te dariam acesso e por aí vai, ou seja se comparada a TV Brasileira seria mais ou menos que dizer o seguinte: se você pode pagar te daremos 15 canais só de filmes se não pode fique feliz com a Globo e o SBT.

Com a convergência das mídias digitais inclusive a possibilidade e o perigo de uma falta de regulação nesses setor seria como dizer que Radio, TV e Web possam ser produzidos de maneira ainda mais virulenta quando se pensa na capacidade de manipulação midiática que se pode auferir a setores da sociedade que nem sempre estão muito preocupados com seu avanço, se esse avanço interferir em suas possibilidades de lucro.

Por outro lado a Campanha pela regulação do setor conta hoje com forte apoio de organizações sociais, sindicatos, frente de parlamentares, centrais sindicais, diretórios inteiros de estudantes em importantes universidades do País e intelectuais bem como amplo apoio social (veja o site http://marcocivil.com.br/ ) A possibilidade de deixar passar a chance da criação de um Marco Civil na internet ainda esse ano se dá em um momento de eferverscência social( lembra das manifestações de julho?) nos enfraquece por um lado mas também cria a possibilidade de ampliar nosso campo de aliados ( a Presidenta Dilma conseguiu no mês de novembro importante vitória com o apoio da Presidenta da Alemanha nesse assunto).

O projeto de Marco Regulatório apresentado ao congresso no mês de novembro traz o conjunto de formulações de todos esses atores sociais bem como a contribuição de acadêmicos e especialistas sendo hoje um dos mais avançados do mundo em matéria de manutenção das liberdades. A internet no Brasil se destaca das demais do mundo por ter sido até aqui uma construção participativa. Assegurar liberdades individuais e coletivas na rede é um dos elementos centrais do projeto bem como a neutralidade da rede.

O que é Neutralidade

O principio de neutralidade resguarda a possibilidade de todas as organizações da sociedade tanto publicas como privadas produzirem e transmitirem conteúdo, vide o nosso site. Outras ferramentas de comunicação como o rádio em seu nascedouro foram assim, visto que você podia com um aparelho simples de rádio transmitir opiniões particulares e coletivas. Os primeiros aparelhos de rádio eram também retransmissores, mas justamente por pressão de corporações que não podiam admitir um grupo de sindicalistas ligados ao movimento anarquista por exemplo, tivessem acesso a uma ferramenta de mobilização e aglutinação tão poderosa como havia sido o rádio no início de sua existência.

Agora pense na internet do futuro proposta por setores dessa mesma parcela da sociedade que lá atrás propôs a regulação do radio, agindo hoje propondo a regulação da internet. Isso por si só explica a preocupação em barrar o modelo proposto no projeto enviado ao Congresso Nacional. Mas vamos além, você sabia que cerca de 80 congressistas de nosso país entre Deputados Federais e Senadores são proprietários de Rádios e TVs e que com certeza não estão felizes com um projeto que lhes retira imensas possibilidades de lucro. Não só isso como também propostas que beiram o escatológico que visam policiar a produção de conteúdo vide a proposta do senador Eduardo Azeredo do PSDB de Minas Gerais batizada pelo movimento de comunicação de AI-5 Digital.(leia sobre isso O AI-5 Digital, revista Carta Capital de 24 de novembro de 2011.)

Então quando falamos de neutralidade na rede não estamos só falando da possibilidade de um garoto com uma webcam criar um vídeo, mas estamos falando de liberdade. Liberdade de expressão por parte de quem produz conteúdo para rede e liberdade de escolha para quem quer simplesmente navegar atrás de informação de um determinado tipo e com determinada linguagem que se comparada a TV no Brasil não é exatamente o melhor modelo de liberdade. Visto que temos um imenso monopólio privado de televisão que estabelece um certo padrão que as demais empresas seguem como modelo. Não é o que se vê hoje na internet.

A internet no Brasil tem grande liberdade de produção e disseminação de conteúdo bem como facilidade de acesso a esse conteúdo. A ideia de uma Marco Regulatório agora é justamente a de se criar uma legislação que regule o setor mantendo esse modelo. Pelo menos a proposta atual apresentada ao Congresso mantém essa essência. A grande preocupação dos movimentos sociais vai nesse sentido. Manter a integralidade dessa proposta com essa cunho democrático e participativo é uma luta coletiva de todos os usuários e ainda mais dos entusiastas da internet. É função cidadã e também nossa responsabilidade coletiva, visto que os maiores interessados somos nós, os usuários da internet.

O Projeto de Marco Civil

Ainda há a ideia de criar tipos diferenciados de pacotes de internet estabelecendo com critérios econômicos os tipos de navegação, exemplo se você paga 19 reais por mês hoje a sua internet reduz a velocidade do meio para o fim do mês e você permanece com acesso limitado conseguindo praticamente abrir e-mails e redes sociais, a proposta de Marco Civil regula isso estabelecendo uma velocidade minima que sua operadora precisa te dar pra que você tenha acesso a todo o conteúdo de maneira integral afinal você não paga pra ler e-mails e navegar no Facebook você paga pela internet e não pelo tipo de conteúdo, logo as operados precisam fornecer velocidade que dê a nós usuários acesso ilimitado ao conteúdo visto que a infraestrutura e o serviço de internet é um bem público explorado por empresas privadas hoje e deve permanecer sendo regulamentado dessa maneira.

Essa é a proposta do Deputado Federal Alexandre Molon PT-RJ que foi apresentada no final de novembro inicio do mês de dezembro no congresso federal. Esse modelo vem sendo perseguido pelo debate a anos tendo seu ápice a conferência nacional de comunicação que ocorreu em novembro de 2011 em Brasília e que tinha um escopo ainda maior visto que o debate englobava toda a comunicação e não só a rede. Ou seja essa proposta é uma construção coletiva de milhares de pessoas que dialogam sobre a necessidade de um modelo de comunicação democrático e que com a internet parece ter saído do campo das divagações e entrado no mundo real.

O atraso na votação tem sim o caráter conservador de emperrar a vitória que o momento político em que com todos os fatos desse ano pareciam convergir para a sua aprovação. O ano que se segue será interrompido no segundo semestre pela agenda eleitoral o que cria certa preocupação se essa será mais uma das tantas reformas que o Brasil precisa e que ficará anos engavetada esperando o momento em que poderosos setores ligados ao campo conservador ou simplesmente não permitem um maior avanço ou mesmo aparecerem, com projetos de retrocesso como o infeliz projeto de Eduardo Azeredo que parecia ter sido soterrado a anos atrás e hoje em meio a possibilidade de vitória de um projeto de Marco Civil democrático volta a cena, numa clara demonstração de que os empresários do setor de internet e comunicação não pretendem se deixar regular pela sociedade e que se isso de fato vier a acontecer não será uma vitória fácil e sim construída com amplo debate. Muitos de nós havíamos achado ter chegado ao fim de um ciclo de manutenção da comunicação em mãos somente de empresas privadas no Brasil. Pois se a lei houvesse sido aprovada esse mês seria um marco na história das comunicações no país mas a história e os embates políticos tem dessas coisas. É fundamental portanto que não deixemos passar o momento histórico, devemos podar as arestas em nosso campo para que façamos dessa, uma vitória de todos os militantes do campo politico democrático do país e de cada usuário da internet. Não podemos deixar o bonde da história passar.

Por: Bruno Jose de Oliveira

0 comentários :

Valve e Linux Foundation Fecham Parceria

Não foi surpresa para ninguém, agora vamos entender melhor os fatos.

A Valve anunciou que agora juntou-se a Linux Foundation porque possui projetos com ambições em especial ao SteamOS. Pelo que vemos as empresas estão caminhando a um futuro promissor, onde a experiência do usuário Gamer será melhorada e alguns não terão que reclamar mais que "linux não roda jogos corretamente", se analisarmos vamos notar um grande empenho das empresas como NVIDIA em desenvolver drivers mais sólidos e estáveis graças a esse avanço no mundo dos games.

A Valve lançou o vídeo abaixo como uma demonstração e celebração a parceria, confira:


Em seu anuncio oficial a Linux Foundation disse o seguinte:

"Juntando-se a Linux Foundation é uma das muitas maneiras da Valve está investindo no avanço dos jogos para Linux. E unindo esforços, esperamos contribuir com ferramentas para desenvolvedores e novas experiências no Linux, em especial ao hardware  e assim obrigar os fabricantes a dar prioridade ao suporte para o Linux, finalmente, a partir de agora temos uma plataforma elegante e aberta para usuários do Linux ", disse Mike Sartain da Valve.
"Nossa associação continua a crescer e amadurecer em ambas entidades abraçando o desenvolvimento comunitário em busca de tecnologias novas e abertas", disse Mike Woster, diretor de operações, a Linux Fundation. "Nossos novos membros acreditam que o Linux é um investimento estratégico que permite o mercado evoluir rapidamente e alcançar a viabilidade a longo prazo e a competitividade".
O Patrão da Valve, Gabe Newell acredita que o Linux é realmente um bom ambiente para jogos, uma vez que eles já estão desenvolvendo seu próprio sistema Linux, chamado SteamOS.

Por: Henderson Matsuura Sanches
 

0 comentários :

Brazuca é bom de bola!

"Brazuca é bom de bola brazuca deita e rola, Zé batalha so trabalha Zé batalha so sé esfola" essa é a música do grande compositor e cantor de rap Gabriel o Pensador. Brazuca também é o nome da bola que foi apresentada ontem(03) no Rio de Janeiro. Ela será a bola que rolará nos campos do Brasil ano que vem substituindo a Jabulane. É uma bola bonita e colorida, vem com uns desenhos que representam as fitas da sorte do Senhor do Bomfim, na Bahia, que formam uma estrela representando as copas que o Brasil ganhou e também as estrelas da bandeira nacional. Desenhada pela Adidas, foi testada por 600 jogadores de 30 equipes.
O Nome Brazuca foi escolhido após votação em 2012 envolvendo mais de 1 milhão de fãs de futebol no Brasil, disputando com os nomes Bossa Nova e Carnavalesca. 
Essa foi a primeira vez que o público participou da escolha do nome da bola.     
E vamos torcer para que a Brazuca nos traga sorte para a conquista do Hexa!!!


E nós, meros Zé Batalha, claro que iremos torcer, mas o rala do dia a dia continua, pois temos que conquistar nossa Copa do dia a dia.  


Por: Jose Carlos Junior

0 comentários :